CROSA

CROSA

Na última sexta-feira, 24 de novembro, teve lugar mais uma edição do projeto “Conversas com Pais” subordinada ao tema “Viver a ciência e a tecnologia nos dias de hoje – um desafio?”. O orador convidado foi o professor Alexandre Quintanilha, investigador internacionalmente reconhecido e presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Com a plateia repleta, foram duas horas de uma conversa que facilmente se estenderia por mais duas, não fosse o adiantar da hora.

A 6.ª edição do Festival do Vinho de Torres Vedras realiza-se de 27 de outubro a 10 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras.

No âmbito deste festival estará em permanência uma mostra e venda de vinhos de Torres Vedras assistida por promotoras com formação específica. Estarão representados produtores desta região oestina.

Todos os dias haverá produtores distintos em destaque, num espaço orientado para o efeito, em que os mesmos evidenciarão as suas referências dinamizando as suas marcas, proporcionando provas e fazendo venda personalizada.

Estão já abertos os avisos de concurso do Grupo de Ação Local (GAL) ecoMAR do Programa Operacional (PO) MAR2020, de acordo com a Portaria 216/2016, de 5 de agosto (em anexo) que regulamenta o apoio à Execução das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). As candidaturas estão abertas em contínuo até 15 de janeiro de 2018.

O Grupo de Ação Local ecoMar integra as freguesias litorais (São Pedro da Cadeira; Silveira; União das freguesias de A dos Cunhados e Maceira, Ribamar e União das freguesias de Atalaia e Lourinhã).

Um aparatoso acidente entre duas viaturas ligeiras, na reta anterior à rotunda de Gibraltar / Benfica, no sentido Torres Vedras - Ponte do Rol, está a condicionar o trânsito na Estrada Nacional, provocando filas em ambos os sentidos.
Embora não seja conhecida a gravidade em termos humanos, embora aparentemente duas pessoas do sexo feminino tenham ficados feridas, aparentemente sem gravidade, as viaturas ficaram bastante danificadas na faixa de rodagem, em virtude do choque frontal verificado, que ainda envolveu outras duas viaturas embora de forma menos grave.
A GNR encontra-se no local a regular o trânsito, que circula dentro das condicionantes obvias.
Também cuidado especial merece a passadeira para peões logo à saída da cidade, no "treze", no mesmo sentido, que em virtude de se encontrar a ser pintada também condiciona uma faixa de rodagem, embora não cause transtornos de vulto aos automobilistas, estando a GNR igualmente no local.

No passado dia 10 de julho, o Município de Sobral de Monte Agraço assinou um novo ACEEP - Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública com o STAL - Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local. Com este novo acordo foram repostos alguns dos direitos retirados aos trabalhadores pelo governo anterior e que o atual governo não repôs. Assim, entre outras matérias, são repostos os três dias de férias retirados.

No próximo dia 29 de julho, entre as 10h00 e as 16h00, o Canil Municipal de Torres Vedras está de portas abertas para a realização de mais um “Dia do Cão”- Campanha de adoção de Animais.

O Sobral de Monte Agraço promove várias atividades culturais e de convívio durante o próximo fim de semana, de 01 a 03 de Junho na vila, de onde se destaca:

1 de junho

Comemorações do Dia Mundial da Criança -  O Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral organiza uma festa especial no Dia Mundial da Criança que acontece na praça Eugénio Dias.

Uma pequena exposição sobre a história da água no concelho de Torres Vedras foi hoje inaugurada, e estará patente até 21 de abril, no átrio do edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras, frente ao atendimento dos SMAS.

Prestes a atingir um milhar de espetadores, o Grupo Gente Gira leva à cena este fim de semana, dias 25 (21h30) e 26 de março (16h30), no Cadaval, duas sessões especiais da sua mais recente revista, para assinalar o Dia Mundial do Teatro. A divertida produção da associação cadavalense, intitulada “Que Grande Tramp’alhada” terá como artista convidada a cantora Manuela Bravo, voz da emblemática canção “Sobe sobe balão sobe”.

Depois do aviso feito ao Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Torres Vedras, há cinco dias atrás, por telefone e por email, o enorme ramo que se encontra solto no pinheiro do edifício municipal, ao lado do Teatro-Cine, no centro da cidade de Torres Vedras, o referido ramo continua a baloiçar por cima da cabeça das pessoas sem ser retirado do local.

Hoje, terça-feira, foram dezenas as crianças que se encontraram por baixo do mesmo, quando se dirigiram a uma ação no Teatro-Cine, sem perceberem o enorme risco que corriam, bastando uma pequena rajada de vento para o mesmo cair de uma altura de mais de uma dezena de metros em cima das mesmas com repercursões que felizmente não se verificaram.

Pág. 1 de 2

 

revista generalista

Torres Vedras

região Oeste e norte de Lisboa