quinta, 22 dezembro 2016 02:17

Nas últimas décadas o conceito de família tem vindo a adquirir um âmbito muito vasto: novas tendências, novas configurações familiares têm permitido novas concepções de família e da organização da vida dos seus membros. 
Se perguntar a várias pessoas o que significa família e qual o papel de cada um dentro dela é bastante provável que obtenha respostas diferentes. 
Tendo em conta estas realidades, mais ou menos rígidas, com mais entoação no afecto ou na disciplina, a família não deixa de ser um sistema e ao mesmo tempo um processo de interacção e de integração de todos os seus membros (mãe, pai, filhos).

 
quarta, 19 outubro 2016 02:51

Decerto já aconteceu à grande maioria das pessoas, numa altura ou outra, ficar a pensar no que poderia ter sido dito em determinada ocasião e acabar por não conseguir dizer nada. Talvez também já tenha acontecido querer defender-se, impor-se, mas acabar por ter uma atitude passiva ou, quiçá, agressiva perante a outra pessoa.

quarta, 19 outubro 2016 02:47

As birras são, muitas vezes, temidas pelos pais que, nos lugares mais inadequados, se sentem pressionados a resolver a situação na presença estranhos e de olhares alheios. Até mesmo na privacidade de casa, as birras conseguem colocar à prova as competências parentais.

quarta, 06 julho 2016 16:13

Temos actualmente a confirmação de que a qualidade das interacções que os pais estabelecem com os filhos se constitui como o suporte para a construção de uma relação de intimidade, promovendo a confiança e a segurança. As relações emocionais afectivas que se estabelecem desde cedo nas crianças, alem de constituírem a base para o desenvolvimento intelectual, fomentam o afecto e o prazer.Deste modo, os resultados que a criança alcança em termos de desenvolvimento dependem significativamente dos padrões de interacção familiares dos quais a qualidade das interacções pais-criança e o tipo de experiências e vivências que a família lhes proporciona surgem como factores determinantes.

terça, 29 março 2016 16:16

A Depressão

Na sequência dos temas que têm vindo a ser abordados nas últimas edições, faz todo o sentido falar na problemática da Depressão e nas suas implicações.

A Depressão é dos transtornos mais incidentes na pessoa idosa, podendo desencadear ou, até, agravar doenças preexistentes. Torna-se de extrema importância estimular o idoso a organizar o seu tempo com projectos de vida, através da criatividade, produtividade, auto-estima e iniciativa, fornecendo um significado de vida que evite a permanência de sentimentos de inutilidade e desesperança. No que é possível, o idoso deve sempre ser incentivado a realizar as tarefas que ainda consegue por si, ou com ajuda, e a participar em actividades que lhe sejam exequíveis e prazerosas.
O reforço das competências que a pessoa possui, ao invés da insistência perante as que foi perdendo, evita que esta se sinta impotente e desnecessária.

News Letter

Subscreva a nossa  News Letter para receber as noticias que publicamos "na hora"...

Estão Online:

Estamos 86 Visitantes e 29 Membros Online

 

revista generalista

Torres Vedras

região Oeste e norte de Lisboa