fbpx
terça-feira, 24 novembro 2020 | Login
segunda-feira, 02 novembro 2020 15:25

A alimentação pesa 30 por cento na pegada ecológica dos portugueses, mais do que os transportes ou o consumo de energia. A percentagem faz de Portugal o país mediterrânico com a maior pegada alimentar per capita. A conclusão é de um estudo da Universidade de Aveiro (UA) que deixa o alerta para uma balança muito desequilibrada: “Portugal importa 73 por cento dos alimentos e só o peixe e a carne ocupam cerca de metade do peso da pegada alimentar nacional”.

A Pegada Ecológica nacional, por habitante, é superior à biocapacidade do país ou do próprio planeta, o que siginifica que se todas as pessoas no mundo consumissem como os Portugueses, precisaríamos de 2,3 planetas Terra. 29 por cento dessa pegada diz respeito à alimentação, 20 por cento aos transportes e 10 por cento à habitação.

segunda-feira, 26 outubro 2020 12:07

Num ano que nos coloca tantos desafios, como o ano de 2020, é necessário mantermo-nos atentos e não descurarmos a rápida identificação e adequado tratamento dos doentes com AVC.  É essencial no dia mundial de AVC, relembrarmos a importância de instruir a população para os sinais de alarme.

Durante a fase inicial da pandemia, apesar de na maioria dos hospitais o circuito dos doentes da VVAVC não ter sofrido grandes alterações, mantendo-se assim ativo e em pleno funcionamento o tratamento de fase aguda. Verificou-se, no entanto, diminuição acentuada do número de doentes com AVC que recorreram ao hospital, o que levou a um decréscimo do número de doentes tratados quer com fibrinólise, quer com trombectomia mecânica. Não há explicação para esta diminuição do número de casos, o que é preocupante. Sabemos que a COVID-19 aumenta o risco de eventos trombóticos, o que deveria levar a um aumento do número de AVC. No entanto, num inquérito realizado a 32 hospitais portugueses, cerca de metade teve diminuição do número de doentes internados por AVC em cerca de 25-50%. Será que alguns doentes com sintomas menores, por receio de serem contaminados, não recorreram aos cuidados de saúde, ou porque os doentes estando em casa com menos stress e melhor adesão a terapêutica tiveram menos eventos?

sexta-feira, 16 outubro 2020 12:01

A cultura sofre uma crise sem paralelo, onde os artistas continuam a viver em confinamento forçado, esperando por um regresso que os incluía nesta nova normalidade.

Este é o tempo onde os artistas semeiam para mais tarde colherem o fruto do seu trabalho.

O cantautor Filipe Pinto (outrora vencedor dos ídolos) não foge à regra. Depois de ter tido todos os seus concertos cancelados (várias dezenas), o carro do seu produtor foi assaltado e ficou sem o computador e o disco de back up que incluía as gravações do seu novo disco “Telhados de Vidro” quase terminado.

domingo, 27 setembro 2020 15:18

O torriense Paulo Bento, até agora Diretor Autárquico do "Aliança", acaba de vencer o 2º Congresso deste partido com a moção "Portugal Obrigatório Virar à Direita", tornando-se assim no sucessor de Pedro Santana Lopes como presidente do partido.

Este segundo Congresso decorreu no Salão Nobre dos Bombeiros de Torres Vedras e, segundo o novo líder " importa definir de forma clara o nosso rumo. Sabemos que é determinante o “capitão” do barco, mas tão ou mais importante que a escolha do “capitão” é sabermos para onde vamos".

sexta-feira, 25 setembro 2020 12:57

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) vão promover a realização de uma conferência digital, que compreende dois eventos, subordinado ao tema “O farmacêutico e a canábis para fins medicinais: perspetivas futuras sobre a sua utilização”, nos dias 10 e 17 de outubro de 2020. A iniciativa, conta com a parceria da Tilray Portugal e tem como público-alvo os farmacêuticos nas suas mais diversas atividades profissionais.

quarta-feira, 26 agosto 2020 11:15

O ciclo de espectáculos “Serões no Casino Estoril” continua em destaque no Auditório que recebe, na próxima Quinta-Feira, dia 27 de Agosto, às 22 horas, Susana Félix. Em noite dedicada à música portuguesa, a intérprete promete percorrer os melhores êxitos da sua carreira, num concerto de índole acústica que será transmitido em live stream.

Susana Félix partilha o palco com João Cabrita no baixo e direcção musical, Jaume Pradas no cajon e percussão, João Barbosa nas guitarras e João Rato nos teclados. “Trata-se do primeiro concerto pós-confinamento e todos trabalham para que o palco virtual em "casa" de cada espectador seja "um lugar encantado"”, sublinha a artista.

segunda-feira, 17 agosto 2020 14:41

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o concelho de Torres Vedras acolhe o 2.º Encontro Nacional de Aguarela.

Este encontro pretende reunir participantes que se dediquem à aguarela como arte visual para captarem a essência de vários pontos do Concelho torriense.  

Nesta edição, o roteiro elaborado passa pela cidade de Torres Vedras e pelas localidades de Porto Novo, Maceira e Turcifal.

quinta-feira, 09 julho 2020 16:08

Portal da Queixa , a maior rede social de consumidores e marcas do país, visitado por mais de 1.8 milhões de consumidores mensais, possui mais de 450.000 utilizadoresregistados, 7.500 marcas na plataforma e recebe em média 9.000 reclamações por mês, segundo dados do mesmo, refere na atual comunicação que nos chegou que existe um crescente número de reclamações da parte dos consumidores nacionais relativamente à tentativa de cobrança de dívidas inexistentes ou já prescritas.

Transcrevemos a comunicação deste importante Portal nacional:

Uma análise efetuada pelo Portal da Queixa revela que estão a aumentar significativamente as reclamações dirigidas às empresas de recuperação de dívidas. Alegadamente, há consumidores indignados que se queixam de serem perseguidos por entidades de gestão de ativos para o pagamento de dívidas inexistentes ou prescritas. Entre 1 janeiro e 30 junho deste ano, foram registadas 283 reclamações. Os dados analisados apontam como empresas mais reclamadas: a Intrum com 65,7% e a Whitestar Asset Solutions com 21,2%.

terça-feira, 16 junho 2020 19:43

Os números ainda são contraditórios neste momento, as informações emanadas seguem o mesmo rumo, mas há que haver a consciência de que o mundo enfrenta um vírus completamente desconhecido que a todos apanhou de surpresa e impreparados para o enfrentar.
Uma coisa parece ser certa, tudo se iniciou através da transmissão de animais (morcegos, com grande dose de probabilidade) para os humanos num mercado da província de Hubei, na República Popular da China em Novembro ou Dezembro de 2019. Pelo menos é a tese mais comum defendida por cientistas, que apontam Wuhan e o seu Mercado que comercializa animais vivos destinados à alimentação das populações locais como o primeiro local de propagação do vírus em humanos.
O Coronavírus, nome genérico da família de vírus a que pertence, o COVID-19 ou SARS-CoV-2 mais em particular na forma como é identificado, é uma doença respiratória aguda, teoricamente menos grave que o SARS-CoV mas com um factor de propagação e contágio muito maior, que se prevê, ainda nesta altura, poder vir a infetar próximo de dois terços da população mundial, segundo alguns cientistas da OMS, em mais de duzentos países em todo o mundo.

sábado, 28 março 2020 23:59

Não esquecer que daqui a pouco, quando for 01:00 deste domingo os relógios em Portugal continental deverão ser acertados para as 2:00.
Assim, terá início a hora de Verão.

News Letter

Subscreva a nossa  News Letter para receber as noticias que publicamos "na hora"...

Estão Online:

Estamos 911 Visitantes e 29 Membros Online

 

revista generalista

Torres Vedras

região Oeste e norte de Lisboa