segunda-feira, 06 maio 2019 16:34

“Escolhas com Futuro - O trabalho dos serviços de psicologia e orientação em contexto escolar” é o tema da próxima sessão do projeto “Conversas com Pais”, que decorre no dia 17 de maio, sexta-feira, às 21h30, no auditório do Edifício Paços do Concelho, em Torres Vedras.

segunda-feira, 22 abril 2019 12:52

O Restauro nunca esteve tanto em voga como nas últimas décadas.
Cada vez mais a conservação e restauro é transversal, desde os antigos monumentos, aos palacetes, bem como no âmbito da Arte Sacra, em Igrejas.
O Decreto-Lei no 140/09, de 15 de Junho, estabelece os norma-tivos que são necessários cumprir para a conservação e restauro dos bens culturais imóveis, móveis e o património integrado. A referida legislação regulamenta a Lei no 107/2001 de 8 de Setembro, que estabelece as bases da política e do regime de proteção e valorização do património cultural, ao introduzir “o mecanismo de controlo prévio e de responsabilização em relação a todas as obras ou intervenções no património cultural”. Esse mecanismo de controlo prévio é da responsabilidade da “Administração do Património Cultural Competente” (APCC) ou seja, dos organismos do Ministério da Cultura com responsa-bilidades nesta matéria, como o IGESPAR, o IMC e as Direções Regionais da Cultura. Com o apoio da União Europeia através dos projetos 20/20 e apoio do Estado, todo o património a nível nacional está em fase de projeto, ou já está efetivamente a ser restaurado.
Para qualquer intervenção de conservação e restauro em bens culturais, é sempre obrigatório a realização do Relatório Prévio, sendo o mesmo da responsabilidade de um técnico com formação superior de 5 anos em conservação e restauro e 5 anos de experiência profissional. De realçar que os cursos de conservação e restauro só passaram a fazer parte do ensino superior, primeiro a nível do politécnico nos finais dos anos 80, e depois a nível universitário, apenas nos anos 90.
O papel fundamental do conservador-restaurador é a preservação do património cultural para o benefício dos presentes e futuras gerações, contribuindo para a perceção, apreciação e compreensão do património cultural em relação ao seu contexto ambiental. O mesmo responsabiliza-se a realizar um plano estratégico de exame e diagnóstico, elaboração de planos de conservação e propostas de tratamento, conservação preventiva e restauro e documentação de observações e intervenções.
O restauro é uma arte que junta inovação com os métodos iniciais de construção, de forma a manter o mais integralmente possível as superfícies, mantendo todas as características iniciais, bem como a sua uniformidade. Na verdade, passa por vários testes iniciais, de forma a aferir o modo e procedimento mais adequado ao restauro a realizar. É um serviço minucioso e de paixão, sempre em busca da perfeição. Praticamente, os materiais nobres que têm mais necessidade de restauro são os materiais mais frágeis, como a madeira, não tão resistente como o ferro, pedra ou granito. As técnicas dos materiais a restaurar são totalmente distintas, nomeadamente os revestimentos exteriores, que passam pelas ceras, vernizes, óleos e outros tantos que antigamente eram utilizados.
Os atributos artísticos, documentais, ambientais, históricos, científicos, valores sociais ou espirituais dos objetos, edifícios e ambientes de cada sociedade são designados de “Património Cultural” e constituem um património material e cultural a ser passado para as próximas gerações. Uma vez que é entregue pela sociedade aos cuidados do Conservador – restaurador, o(a) mesmo(a) tem a responsabilidade, não só para o património cultural em si, mas também para com o proprietário ou responsável legal, o autor ou criador, o público, e para a posteridade.

sábado, 16 fevereiro 2019 18:01

São migalhas. São acontecimentos que encerram perigos. E são desperdícios… E assim acontece no Serviço Nacional de Saúde, nas mais pequenas coisas, à vista de todos, num cenário angustiante. No último fim-de-semana, deparámo-nos com um conjunto de duas dezenas de macas e colchões literalmente deixados num corredor no piso 0 do Hospital de São José, em Lisboa. Ou melhor: largadas provisoriamente enquanto não são necessárias no serviço de urgências e, em local por onde passam centenas de utentes e se encontra o quiosque de venda de jornais e revistas. Ora, num momento em que nos hospitais públicos todos vivem preocupados com a proliferação de bactérias e nos mandam lavar as mãos, seria aconselhável que os responsáveis do S. José tomassem caldos de galinha e providenciassem local seguro em matéria de salubridade para colocar estes equipamentos.

segunda-feira, 29 outubro 2018 14:59

Aqui Lá, Lá Aqui é um documentário sobre histórias de vida de um grupo de migrantes que vai ser exibido, no dia 4 de novembro, domingo, pelas 16h00, no auditório do edifício dos Paços do Concelho.

Este filme conta a história de um pequeno grupo de migrantes que escolheu a região Oeste para mudar de vida.

sexta-feira, 14 setembro 2018 20:48

As festas nesta localidade do concelho de Mafra realizam-se entre hoje, dia 15, e 23 de Setembro, incluindo - como manda a tradição - celebrações religiosas e uma programação de entretenimento.

A devoção é a essência da festa, estando profundamente enraizada na fé das diversas vilas e aldeias por onde passa o Círio da Prata Grande.

quarta-feira, 08 agosto 2018 18:15

A Autoridade Marítima Nacional alerta a população para os cuidados a ter com as crianças na época balnear… Isto porque praia é um dos locais onde se perdem mais crianças.

Estas situações ocorrem numa fração de segundos e por isso mesmo deve:

segunda-feira, 23 julho 2018 17:43

Já na terceira edição, o Horse Model Beach vai decorrer no dia 28 de julho, a partir das 21h30, na Praia da Areia Branca – Foz, concelho da Lourinhã.

sexta-feira, 13 julho 2018 20:47

Em Mafra, a jovem Joana Santos, do Gradil, foi eleita Miss Concelho de Mafra, numa noite cheia de beleza, elegância e glamour, num evento, que decorreu no Jardim do Cerco, integrando o programa do Festival do Pão.

sexta-feira, 13 julho 2018 20:33

De 25 de junho a 27 de julho há um vasto conjunto de atividades desportivas, culturais e pedagógicas que vão animar as férias de verão dos mais novos, em Torres Vedras.
Esta iniciativa destina-se a crianças e jovens residentes/ou a frequentar o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico no concelho de Torres Vedras.

sexta-feira, 22 junho 2018 21:55

Ana Rita Almeida, é lourinhanense e acaba de ser distinguida em Cannes com o Leão de Ouro em Marketing no Festival Internacional da Criatividade que se encontra a decorrer nesta cidade francesa.
Depois de já ter conseguido alguns prémios nacionais, Ana Rita vê assim, uma vez mais, reconhecido o mérito e criatividade do seu trabalho.

News Letter

Subscreva a nossa  News Letter para receber as noticias que publicamos "na hora"...

Estão Online:

Estamos 219 Visitantes e 14 Membros Online

 

revista generalista

Torres Vedras

região Oeste e norte de Lisboa