Rui Rodrigues, professor do ensino secundário, natural de Torres Vedras onde granjeou enorme notoriedade em especial pela dedicação e qualidade que sempre lhe foi reconhecida, também, como produtor de eventos, que igualmente adora a par do ensino, relembrando as parcerias connosco na Miss Festa / Miss Praia de Santa Cruz e Novos Talentos Lourinhã, por exemplo, a que emprestou o seu especial brilho, é agora candidato a liderar a Câmara Municipal de Moura, no Baixo Alentejo, onde desde há dez anos se radicou.
A opção de Rui Rodrigues, que já foi autarca em Torres Vedras, na Assembleia de Freguesia da Silveira, recai desta feita no Partido Chega, pelo qual foi eleito nas últimas Autárquicas e que já representa na Assembleia Municipal tendo sido apresentado recentemente com cabeça de lista do mesmo ao referido município alentejano.
Media
Vítima de doença prolongada, faleceu o presidente da Turismo do Centro de Portugal, região onde se integram, em termos turísticos, os concelhos de Torres Vedras, Sobral Monte Agraço, Alenquer, Cadaval, Bombarral, Lourinhã. Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha e muitos outros a norte, até ao Rio Douro.
Para além do voto de pesar à Turismo do Centro, aos seus familiares e amigos, deixamos o texto da Entidade que descreve Raúl Almeida, bem assim como informa sobre as cerimónia fúnebres do malogrado presidente.
"Nascido em Moçambique, em 30 de março de 1971, residia na freguesia da Praia de Mira, no concelho de Mira. Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada do Porto, exerceu advocacia, especializando-se em Direito Informático numa sociedade de advogados em Lisboa. Em 2013, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Mira, tendo sido reeleito em 2017 e 2021, funções que exerceu até tomar posse como Presidente da Turismo Centro de Portugal, no dia 1 de setembro de 2023."
"É com profundo pesar que a Turismo Centro de Portugal informa sobre as cerimónias fúnebres do seu Presidente, Raul Almeida.
As cerimónias terão início amanhã, dia 31 de dezembro, com velório às 12h00, na Igreja Matriz de Mira. A missa será celebrada às 15h00, seguindo o cortejo fúnebre para o Cemitério Municipal de Mira, com chegada às 15h45.
A Missa do 7.º Dia será realizada na quinta-feira, dia 2 de janeiro, às 19h00, na Capela de Portomar.".
Teve lugar esta manhã, no CNS - Campus Neurológico em Torres Vedras, pelas 11h00, a entrega dos Prémios CNS José Ferreira Júnior & João Januário Coutinho, que teve lugar pelo sétimo ano consecutivo desde a sua criação, nascendo com o objetivo de homenagear e reconhecer o papel de José Ferreira Júnior & João Januário Coutinho na génese do projeto CNS, como exemplos do potencial associado a um envelhecimento saudável e da necessidade de lutarmos contra a “crueldade” do declínio associado às doenças neurodegenerativas.
Após deliberação, o júri considerou a atribuição do 1º Prémio e duas Menções Honrosas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os premiados desta 7ª Edição foram os projetos "Disfunções sensoriais na Doença de Parkinson", "Cogni Connect" e "Reformers", distinguidos com o 1º Prémio e duas Menções Honrosas, respetivamente.
Aquele que é, porventura, o mais mediático grupo de música popular portuguesa na atualidade prepara muitas novidades para 2025, disponíveis já no início do ano.
Um novo CD, intitulado “Sons da Terra - 22 Anos”, será a mais aguardada, até por se tratar de uma data com algum simbolismo e os fãs do Grupo se terem habituado à saída de novos trabalhos com alguma regularidade. Um disco que vai contar com dez temas, três deles originais e os outros sete versões, especialmente escolhidas, como também vem sendo habitual.
Uma equipa de investigadoras do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte), do Ispa e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa-IPL analisou as barras de cereais disponíveis no mercado português, tendo encontrado discrepâncias entre as perceções de consumidores e o conteúdo nutricional real destes produtos.
Num mundo em que a conveniência muitas vezes se sobrepõe às escolhas saudáveis, as investigadoras Magda Saraiva (William James Center for Research, Ispa), Margarida Garrido (CIS-Iscte), Cláudia Viegas (ESTSL, IPL) e Marília Prada (CIS-Iscte) tiveram como objetivo mapear o perfil nutricional das barras de cereais, uma escolha popular de snack entre os consumidores atarefados. “A qualidade nutricional dos diferentes tipos de barras de cereais disponíveis em Portugal e as perceções das pessoas sobre elas não tinham sido exploradas anteriormente”, afirma Magda Saraiva, a primeira autora do estudo, destacando o seu aspeto inovador.
Um estudo realizado no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) explorou a complexa interação entre emoções, perceções de credibilidade e crenças prévias na suscetibilidade das pessoas a notícias falsas.
O estudo clarifica processos psicológicos subjacentes à forma como as pessoas interagem com notícias na era digital.
Angela Rijo, atualmente aluna do Doutoramento em Psicologia no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, e Sven Waldzus, investigador no CIS-Iscte, quiseram compreender o que leva as pessoas a acreditar e partilhar notícias falsas e verdadeiras.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) está a promover uma campanha de consciencialização para a esteatose hepática, mais conhecida como fígado gordo. Sob o mote “Atue agora. Cuide do seu Fígado hoje.”, a iniciativa surge no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Doença Hepática Esteatósica, também conhecida por Fígado Gordo, que se assinala a 13 de junho, e decorrerá durante o mês de junho, nas redes sociais da associação, com o objetivo de alertar a população para a importância de prevenir, detetar e tratar precocemente esta doença, que muitas vezes é diagnosticada já em fases avançadas.
Já são conhecidos os resultados provisórios totais dos votantes em Portugal referentes às Eleições Legislativas que ontem tiveram lugar. Resta escrutinar os votos dos emigrantes a que estão destinados mais 4 deputados, pelos círculos da Europa e Resto do Mundo.
De realçar a quebra na abstenção, que se cifrou próximo dos 33%, aumentando assim a adesão dos eleitores ao voto.
Sem fazer qualquer análise aos resultados verificados, deixamos imagem desses mesmos resultados retirada do portal da Comissão Nacional de Eleições / MAI.
Conheci o Zé Pedro através de uma amiga comum da indústria musical chamada Paula Homem.
Na altura eu estava a trabalhar na Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, num projeto de apoio destinado aos jovens músicos lusodescendentes que dava pelo nome de Lusavox.
Nos preparativos da apresentação deste festival à comunicação social falei com a Paula Homem na perspetiva de haver algumas personalidades de mérito, reconhecidos do mundo da música portuguesa a apoiar gratuitamente esta iniciativa…
Claro que eu, sendo um grande fã dos Xutos e Pontapés, o primeiro nome que me veio à cabeça foi o Zé Pedro.
Notícias
Secções
Rubricas
Ligações
News Letter
Subscreva a nossa News Letter para receber as noticias que publicamos "na hora"...
Estão Online:
revista generalista
Torres Vedras
região Oeste e norte de Lisboa